21 de nov de 2007

Bem-vindo(a)s!

Tomara que vcs tenham gostado do primeiro programa (24/11). Começamos com Miriam Makeba (África do Sul), Magic Sytem (Costa do Marfim), Tshala Muana (Congo), Amadou e Marian (Mali), AB Crentsil (Gana), Oliver de Coque (Nigéria), David Zé (Angola), Angelique Kidjo (Benin), Dog Murras (Angola) e Fela Kuti (Nigéria).

É quase impossível descrever toda a complexidade da música de um continente que abrange mais de 50 nações independentes com mais de 800 idiomas e 1600 dialetos. A profusão de fluxos e refluxos migratórios é enorme dentro e fora do continente. Sem falar da intrincada rede de interdependências entre a música dos descendentes de africanos no novo mundo (como hip-hop e o R&B, que hoje são massivamente tocadas nas rádios africanas), que são reprocessadas gerando novos estilos híbridos, como os de Angelique Kidjo, Kaysha, Magic System, entre outros.A idéia do programa é fazer um passeio pelo continente, contando com a ajuda de diversos colaboradores (mandem suas sugestões). Estaremos usando esse blog como uma forma de complementar as informações. Também vamos disponibilizar o podcast dos programas com as versões completas das músicas que, devido ao tempo limitado do programa, muitas vezes são apresentadas em versões editadas.

4 comentários:

gotaelbr disse...

Obrigado pela referência.
Aquele abraço e sucesso !!!!

Suzana Tavares disse...

Somos Ubuntu. Muito axé para tod@s.

Marcos disse...

É realmente formidável ter uma espaço como esse na rádio baiana. Eu particularmente adoro música dos povos africanos. Gostaria de sugerir um Artista guineense (bissau) que em minha opinião é um dos mais geniais: Bidinte. Particularmente consegui baixar um album completo dele chamado "Irin di Fanka's". Sua música mais divulgada é "Considjo di Garandis" faixa nove do album "An African Portuguese Odissey".
Também gostaria de ouvir Ruy Mingas, e Ze Manuel.
Sucesso nessa empreitada

Rana disse...

Maravilhoso o rol de artistas e de músicas, mas faltou Moçambique!!! Que tal colocar algo de José Mucavele, um dos maiores, senão o maior, cantor de música tradicional moçambicana.
Mucavele canta em várias línguas moçambicanas, e, me parece, nunca em português, que como ele diz é apenas uma língua de contato, mas que não serve para expressar os sentimentos e a raiz daquele povo. E eu concordo!!!