Bem-vindo(a)s!

Tomara que vcs tenham gostado do primeiro programa (24/11). Começamos com Miriam Makeba (África do Sul), Magic Sytem (Costa do Marfim), Tshala Muana (Congo), Amadou e Marian (Mali), AB Crentsil (Gana), Oliver de Coque (Nigéria), David Zé (Angola), Angelique Kidjo (Benin), Dog Murras (Angola) e Fela Kuti (Nigéria).

É quase impossível descrever toda a complexidade da música de um continente que abrange mais de 50 nações independentes com mais de 800 idiomas e 1600 dialetos. A profusão de fluxos e refluxos migratórios é enorme dentro e fora do continente. Sem falar da intrincada rede de interdependências entre a música dos descendentes de africanos no novo mundo (como hip-hop e o R&B, que hoje são massivamente tocadas nas rádios africanas), que são reprocessadas gerando novos estilos híbridos, como os de Angelique Kidjo, Kaysha, Magic System, entre outros.A idéia do programa é fazer um passeio pelo continente, contando com a ajuda de diversos colaboradores (mandem suas sugestões). Estaremos usando esse blog como uma forma de complementar as informações. Também vamos disponibilizar o podcast dos programas com as versões completas das músicas que, devido ao tempo limitado do programa, muitas vezes são apresentadas em versões editadas.

Comentários

JAIME disse…
Obrigado pela referência.
Aquele abraço e sucesso !!!!
Anônimo disse…
Somos Ubuntu. Muito axé para tod@s.
É realmente formidável ter uma espaço como esse na rádio baiana. Eu particularmente adoro música dos povos africanos. Gostaria de sugerir um Artista guineense (bissau) que em minha opinião é um dos mais geniais: Bidinte. Particularmente consegui baixar um album completo dele chamado "Irin di Fanka's". Sua música mais divulgada é "Considjo di Garandis" faixa nove do album "An African Portuguese Odissey".
Também gostaria de ouvir Ruy Mingas, e Ze Manuel.
Sucesso nessa empreitada
Anônimo disse…
Maravilhoso o rol de artistas e de músicas, mas faltou Moçambique!!! Que tal colocar algo de José Mucavele, um dos maiores, senão o maior, cantor de música tradicional moçambicana.
Mucavele canta em várias línguas moçambicanas, e, me parece, nunca em português, que como ele diz é apenas uma língua de contato, mas que não serve para expressar os sentimentos e a raiz daquele povo. E eu concordo!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Especial Afrobeat com Letieres

#25jan